segunda-feira, 12 de julho de 2010

Tutorial Animação Bones(ossos) para BGE

Este tutorial tem a finalidade de desenvolver técnicas de animação para a Game Engine do Blender, mas pode ser utilizado também para produção de animações em vídeo, necessita conhecimento básico do Blender 3d. Vamos ao tutorial e bons estudos!
Esse tipo de animação é muito utilizado em personagens, pois se assemelha muito ao mundo real, por usar um corpo movimentado por ossos.
Vamos criar um corpo para se animado, tanto para renderização quanto para utilização na BGE. Mude a visualização para a visão lateral, tecle num3.
Vá para o modo de edição e crie duas extrusões uma para a direita e outra para a esquerda como na imagem acima. Saia do modo de edição, vá para o modo objeto e adicione um objeto do tipo Armature.
Coloque em modo edição e selecione os nós para movê-los na na posição conforme a figura abaixo:
Esse objeto se comporta como um osso, com isso podemos montar um esqueleto, suas pontas são as articulações, assim como utilizamos a ferramenta de extrusão para criar novas faces e vértices, podemos criar novas articulações e ossos. Selecione um nó e tecle E de extrusão. Veja a figura abaixo:

Agora vamos lincar o corpo com os ossos, saia do modo edição e selecione o cubo, logo após selecione o objeto armature, pressione ctrl+p e escolha a opção Make Parente ToArmature e Create From Bone Heat.
Mude agora para o modo pose, conforme a figura acima. Nesse modo podemos testar e manipular os ossos e influenciando a malha, será aqui que também faremos a animação. Selecione um nó e tecle G para mover, veja o resultado, a malha acompanha o osso.
Crie outros objetos e experimente para ver os resultados, estenda os objetos e os ossos, lembrando que o nó do osso deve influenciar diretamente a malha. Agora vamos criar nossa animação.
Divida a tela do 3d view e selecione o modo da janela para Action Editor.

Vamos utilizar o método de chaves para criar nossa animação, através da time line,
coloque o osso na posição inicial desejada, no frame 1 e tecle I e escolha a opção
LOCROT, com isso criamos nossa primeira chave da animação.
Próximo passo, mude o frame para 50 por exemplo, desloque um dos nós e repita o
processo de criar chave descrito anteriormente.
Volte para o frame 1 e tecle alt+a para rodar a animação.
Pronto nossa animação já esta funcionando e pronta para ser usada. Agora podemos
escolher se queremos usá-la para renderização ou para a game-engine do blender.
Para utilizar na renderização ou seja criar um vídeo, tecle F10 para mudar a janela
Buttons para o modo Scene, onde primeiramente escolheremos qual o formato de saído
queremos, logo após o tempo de duração e por fim a renderização.
-No formato de saída podemos escolher imagens do tipo jpeg ou formato vídeo em mpeg
dentre várias outras opções a gosto.
-Na duração de frames vamos colocar o início como 1 e o final como 50, já que nossa
animação possui este número como último frame.
-Para renderizar clique no botão ANIM e aguarde o termino do processo e tecle PLAY
para ver o resultado.
Agora iremos controlar nossa animação para Game-Engine do Blender.
Para isso usaremos o bloco de lógica, no qual não vamos entrar em detalhes de
funcionamento e sim maior atenção ao Actuators Action que é o diferencial para que possa
funcionar nossa animação em um jogo. Siga os passo de montagem de acordo com a
imagen abaixo, tecle F4, selecione o objeto Armature e adicione um sensor, um
controlador e um actuators ligue-os entre si.
No sensor ligue o botão de repetição e no Actuators mode de Motion para Action:


Mude no Action de Play para Loop End e digite em AC: Action que é nossa ação criada
na time line Editor Action, mude End: 1 para 50.
Feito esse processo, vamos testar nossa animação na game-engine do blender. Tecle P
com o mouse na janela 3d View, assim estaremos em modo jogo e a animação deverá
estar rodando.
Um possibilidade interessante de se testar é a ação controlada da animação, experimente
trocar no sensor Always por Keybords, que é um sensor do tipo teclado, no campo Key
clique com o botao direito do mouse e tecla barra de espaço ou outra tecla que você
quiser, essa tecla será o acionador da animação durante o jogo, esse recurso é muito
usado para animação de personagens em jogos.
Espero que tenha conseguido ajudar nos princípios básicos de animação de ossos, claro
que existem muito mais recursos no blender para animação de ossos, mas com esse
tutorial você pode começar a se aventurar nessa área.





2 comentários:

  1. VALEUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU >> Agora vamos lincar o corpo com os ossos, saia do modo edição e selecione o cubo, logo após selecione o objeto armature, pressione ctrl+p e escolha a opção Make Parente To → Armature e Create From Bone Heat. >> NAO TINHA 1 NA NET QUE DIZIA ISTO... 100000 ABRÇOS CARA.. XD

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