quinta-feira, 1 de abril de 2010

Desenvolvendo Jogos - Game Design



Começando seu projeto de Game!

Antes que se inicie os trabalhos de desenvolvimento de um jogo, deve-se passar por etapas de elaboração, as quais irão determinar o como serão os trabalhos e prazos para a criação do game.
Um bom exemplo desse processo é a criação de um filme, como os de hollywood, onde é impossível para uma só pessoa fazer esse trabalho, mas divide-se em equipes especializadas nas diversas áreas.Durante muito tempo desenvolvi meus projetos sozinho, mas como o passar do tempo e com o aprimoramento das técnicas ficou praticamente impossível faze-lo sozinho assim criei um grupo para que possamos juntos poder desenvolver nossos projetos com o máximo de qualidade possível, para isso dividi o grupo em áreas de produção as quais vou tentar descrever logo abaixo.

Aqui vão algumas idéias básicas de como vamos fazer esse trabalho:

PRODUÇÃO

- Pré-produção:
Consiste em um processo chamado BRAINSTORMINGS, como o nome sugere, é onde a equipe se reuni para  debates sobre o projeto, onde surge ideias e conceitos para o projeto.

- Produção:
É a parte em que o se coloca a ''mão na massa'', onde a equipe trabalha e desenvolve o projeto. 

- Pós-produção:
São realizados melhorias e correções de Bugs, conteúdo adicional para download e patches.

Áreas de desenvolvimento

Como comentado no início do texto, aqui você terá uma ideia de qual área você se identifica e poderá escolher para trabalhar no desenvolvimento do jogo.

Gráfico
Envolve-se com todo o visual do jogo e é subdividido em algumas sub-áreas.
- Conceito Visual: é basicamente a guia para todos os trabalhos de gráficos, definindo estilos, cores, traços e criação de storeboards.
- Criação de Texturas e shaders: trabalha com a criação de imagens para o jogo, como ambiente, aparência dos objetos e personagens, inclui também iluminação do cenário.

Modelagem 3D
Cria os objetos de um jogo em 3d ou pseudo 3d, necessários para o jogo, como personagens, inimigos etc... A Modelagem 3D para jogos requer o usa de uma técnica chamada de Lowpoly, que quer dizer poucos polígonos para um objeto 3d, para que haja um desempenho maior por parte da CPU.  

Animação
Tem como objetivo dar vida aos objetos e personagens do jogo, usando movimentos que imitem a realidade ou movimentos estilizados, para aqueles que acham que é brincadeira dar vida a esses objetos, não se engane existem muito material para estudo nessa área e exige muita dedicação, mas o resultado é prático e prazeroso.

Temática e Historia
Envolve criar uma história para o jogo e coloca-lo em um ambiente, uma boa história ajuda muito para que o game se torne mais emocionante. Também tem a questão da continuidade e desenvolvimento das fases.

Interface e jogabilidade
É fundamental para um bom fluxo do jogo, verifica-se onde ficam os botões do menu e de que maneira o jogador deve interagir com o personagem ou com o jogo, não tem nada pior que um jogo com combinações de botões ruins ou pressionar milhares de vezes os botões sem necessidade.

Efeitos sonoros e trilha sonora
Um jogo sem sons e música não tem a mesma emoção, então esta parte ajuda muito a trazer emoções para jogo, mas deve-se ter em mente o público alvo para não errar na receita de sons e prejudicar o game, uma música ruim ou um som muito repetitivo devem ser evitados a todo custo.

Lógica e programação
É o que traz a vida ao jogo, sem essa etapa não há interação. O programador deve ter em mente que a lógica vem em primeiro lugar, desenvolver a lógica é importante para o bom desenvolvimento dos scripts. Jogos exigem muito tempo de desenvolvimento, mesmo jogos considerados simples, ou casuais tem sempre um alto índice de complexidade, exigindo do programador vastos conhecimentos em estruturas-computacionais. 

Bem pessoal, acho que consegui resumir como é o processo de criação de jogos, independente de que plataforma seja, os processos são os mesmo, claro há muito mais coisas para se ver mas esse é um ponto de partida. 


4 comentários:

  1. ótimo texto, marcos

    Vc conseguiu resumir os principais tópicos que envolvem o desenvolvimento de um projeto de jogo.

    Nao é só de código que é feito um jogo :-)

    Planejamento é fundamental para que o resultado final fique bem balanceado ;-)

    ResponderExcluir
  2. um bom resumo eu uso o blender fais uns 4 messes na parte de modelagens eu ate que min dou bem mais na parte logica do blender eu nao min dou bem sera que vc podia escrever um artigo mais detalhado sobre a parte logica do blender e i si caso vc fiser vc podia min manda por e-mail o link.
    e-mail: walisson5000@gmail.com
    obrigado

    ResponderExcluir
  3. mt bem explicado as etapas ! eu já fiz o personagem e fiz uma cidade inteira em 3d mas não consigo continuar pois não sei como fazer animação de correr , pular , dar soco , chute ... e não sei como salvar pra poder colocar no jogo ! se puder postar algum turorial sobre isso ! eu agradeço MUUUITO !

    ResponderExcluir